O Brasil reforça o compromisso com a igualdade de gênero no comércio internacional no mês de outubro ao aderir ao ITC SheTrades Outlook, uma plataforma global que analisa políticas para melhorar o ambiente econômico para mulheres empreendedoras. No mesmo período, o G20 lançou um compêndio de boas práticas para impulsionar a inclusão feminina no comércio internacional.
Essas iniciativas visam criar um ambiente comercial mais equitativo e acessível, que valorize o potencial econômico das mulheres e reduza as barreiras que elas enfrentam. O intuito é não somente aumentar a presença feminina em áreas dominadas por homens, mas também fortalecer economias ao redor do mundo, com políticas que promovam igualdade de oportunidades, inovação e competitividade.
O que é o ITC SheTrades Outlook?
O ITC SheTrades Outlook é uma ferramenta de políticas públicas que auxilia na avaliação, monitoramento e aprimoramento do ambiente institucional para o envolvimento de mulheres nos negócios e no comércio global. Ela analisa indicadores como estrutura legal e regulatória, políticas comerciais e acesso ao financiamento em vários países.
A ferramenta já foi implementada em 60 países, incluindo Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e México.
Por que isso é relevante para o Brasil?
Mais mulheres no comércio: ao aprofundar a compreensão sobre a situação das mulheres no comércio, o Brasil pode desenvolver políticas e programas mais direcionados para incentivar a participação feminina nesse setor.
Economia fortalecida: empresas lideradas por mulheres são frequentemente mais inovadoras e geram mais empregos. Promover a igualdade de gênero no comércio pode impulsionar a economia brasileira.
Compromisso com metas globais: a participação no SheTrades Outlook reafirma o compromisso do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente na promoção da igualdade de gênero.
O que a plataforma revela sobre o Brasil?
A plataforma aponta avanços do Brasil em áreas como políticas comerciais, ambiente de negócios, estrutura legal e regulatória, acesso à capacitação, financiamento e inclusão social.
Quais ações o Brasil está implementando?
O Brasil já vem tomando várias iniciativas para promover o empoderamento econômico das mulheres, como:
Coleta de dados: o governo brasileiro está aperfeiçoando a coleta de dados sobre empresas exportadoras, incluindo informações sobre a participação de mulheres.
Programas de apoio: programas específicos, como o “Elas Exportam”, uma parceria entre ApexBrasil e MDIC, foram criados para capacitar e apoiar empreendedoras.
Acordos internacionais: o país tem inserido cada vez mais cláusulas de gênero em seus acordos comerciais.
G20 Brasil: o Brasil incluiu o tema “Mulheres e Comércio Internacional” entre as prioridades do Grupo de Trabalho sobre Comércio e Investimento do G20, contando com o apoio do setor privado, sociedade civil e organizações internacionais, como o ITC, que contribuiu com dados do ITC SheTrades Outlook nas discussões.
Declaração sobre a iniciativa
Aline Damasceno, secretária-executiva adjunta do MDIC: “este é um passo crucial no caminho que estamos trilhando no Brasil para ampliar a inclusão de mulheres no comércio global. Desde o início do governo Lula, estamos buscando incluir a perspectiva de gênero em nossas políticas e ações, como na Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino”, disse.
A X5 Logistics apoia ativamente a participação e o apoio de organizações globais que ampliam a visibilidade e o impacto das mulheres no mercado e, principalmente, no comércio exterior.
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