A obrigatoriedade da DUIMP está cada vez mais próxima! Sua empresa está preparada? 

Faltam poucas semanas para vigorar a obrigatoriedade da DUIMP – Declaração Única de Importação. Diante disso, Alexandre Zambrano, gerente da Receita Federal no Portal Único, destaca que este é um momento importante e que requer muita atenção, pois trará desafios para o Novo Processo de Importação (NPI).   

Vale ressaltar que as empresas que não se adequarem ao novo sistema poderão ter suas operações impactadas, enfrentando a impossibilidade de realizar importações e atrasos que podem comprometer o funcionamento da cadeia de suprimentos.  

A DUIMP – que substitui a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI) – faz parte do Novo Processo de Importação (NPI) e foi desenvolvida pela RFB para simplificar, modernizar e otimizar as operações aduaneiras no país.   

O principal objetivo dessa mudança é acelerar o desembaraço aduaneiro, reduzindo o tempo em até 40%, além de centralizar todas as informações em um único sistema, resultando em benefícios significativos, como a redução de custos relacionados ao armazenamento de mercadorias. 

Entre as principais alterações está o cadastramento prévio das informações dos produtos. No sistema atual, esses dados são incluídos diretamente na declaração, mas, com a DUIMP, eles deverão ser registrados em um catálogo específico e, em seguida, integrados à declaração. 

No entanto, a transição pode ser complicada se as empresas não ajustarem seus processos internos, sobretudo áreas como engenharia, compras e fiscal, que precisam estar alinhadas para atender aos requisitos da nova regulamentação. 

Embora a Receita Federal tenha envolvido o setor privado no desenvolvimento e teste da DUIMP, muitas empresas ainda não estão totalmente preparadas para a nova exigência. Erros no envio de informações podem acarretar multas e outras penalidades, e apesar dos desafios iniciais, a adaptação ao sistema é essencial para garantir conformidade e eficiência a longo prazo. 

Nesse cenário, as tecnologias de automação podem ser grandes aliadas, facilitando o preenchimento, validação e envio de dados de acordo com as normas da Receita. Essas soluções oferecem mais agilidade e segurança nas operações, simplificando a gestão e o cumprimento das exigências legais. À medida que a Receita Federal aprimora o sistema, as empresas devem acompanhar as atualizações com tecnologias adequadas. 

Sua empresa já está preparada para a obrigatoriedade da DUIMP? Conte com a infraestrutura e know-how da X5 Logistics para se adaptar ao NPI.  

Entre em contato com o nosso time através da Central de Atendimento ou pelo  [email protected] e conheça nossas soluções. 

ÚLTIMA SEMANA

Contato

2023 © All rights reserved to X5 Logistics – by Nell360